UM POUCO SOBRE NÓS
Somos a primeira Fazenda Urbana Vertical em Ambiente Controlado da América do Sul!
“A pergunta é, podemos fornecer alimentos o suficiente para todos no planeta, incluindo uma crescente população urbana? e eu acho que sim. E eu acho que podemos fazê-lo capacitando as pessoas nas cidades para cultivar comida ali mesmo.”
- Dickson Despommier, Columbia University
A MIGHTYGREENS
A semente da Fazenda Urbana foi plantada em 2015 depois de dois dos fundadores acompanharem por mais de um ano a luta diária de um de seus amigos na Venezuela atrás de alimento e água. Dessa necessidade surgiu a inspiração de trazer o cultivo de alimentos saudáveis para dentro das cidades com o menor uso possível de recursos valiosos como água e energia.
Quando começamos em 2016 tínhamos o propósito de levar o conceito de alimentação local e saudável para perto do consumidor, diminuindo a pegada de carbono, com mais sustentabilidade, menos uso de recursos naturais, sem agrotóxicos e de forma financeiramente lucrativa.
Com 3 meses de empresa vencemos uma concorrência internacional para fornecer 8 fazendas para um projeto de segurança alimentar na Ilha da Madeira em Portugal. O projeto acabou não saindo por questões internas do cliente e sua relação com o Governo, mas percebemos que mesmo conhecendo profundamente a tecnologia de ambientes controlados, não tínhamos a experiência de produção de alimentos e decidimos focar em produzir e desenvolver culturas (skus), montando fazendas para operação própria.
Nestes quase 8 anos, desenvolvemos receitas de produção (matrizes de variáveis ambientais) para mais de 70 skus em 3 verticais diferentes, sendo microverdes, cogumelos e pastos (brotos de trigo, alfafa ou cevada para haras e zoológicos). Nosso roadmap para próximos produtos inclui culturas como morangos e açafrão, além de criação de viveiros para mudas de espécies nativas ou de alto valor agregado como lúpulo.
Desde 2016, a Fazenda Urbana está trazendo a agricultura para perto de onde as pessoas realmente vivem por meio das Fazendas Urbanas!
Estamos trazendo uma nova maneira de produzir alimentos saudáveis, nutritivos, ambientalmente seguros e capaz de produzir em larga escala, com baixo desperdício e em qualquer lugar no mundo.
Nosso sistema de fazendas modulares - baseado nos conceitos da agricultura indoor com a combinação de IoT e Big Data, e com a aplicação das melhores práticas da produção de alimentos orgânicos - foi projetado de forma customizada para produzir alimentos frescos, saudáveis, livres de pesticidas, sob demanda e com escalabilidade.
Nosso time, formado por engenheiros e especialistas em tecnologia com anos de experiência no mercado de Data Centers (modulares) está agora focado em repensar a maneira como produzimos alimentos através das fazendas urbanas de ambiente controlado (CEA). .
Através do desenvolvimento de novas práticas e tecnologias, cultivamos alimentos de maneira responsável e sustentável, com uma pegada de carbono muito menor e minimizando o uso de recursos hídricos e ambientais.
Na MightyGreens estamos motivados a desenvolver tecnologias práticas e inovadoras que nos permitirão construir um novo ciclo, onde as pessoas poderão conhecer seus fazendeiros locais, de onde vem seus alimentos, e como ele é plantado, colhido e cuidado. Nós queremos ajudar a construir um relacionamento de confiança entre os consumidores e os produtores de alimentos..
Acreditamos que os fazendeiros urbanos e o sistema de produção descentralizado são uma parte importante de todo o quebra-cabeças que será o futuro da nossa alimentação!
TECNOLOGIA E PROCESSOS
A MightyGreens é hoje referência internacional na área de tecnologia, processos e receitas de produção de alimentos em ambiente controlado.
Para a produção de alimentos e aumento de produtividade, desenvolvemos diversas pesquisas, processos e tecnologias, como um simulador de tempestade eletromagnética, substrato exclusivo a base de algas para microverdes, esterilizador de sementes (para uso em sementes sem fungicidas), semeador automático, selador de embalagem compostável, diferentes estudos de iluminação com efeitos distintos na qualidade nutricional e produtividade, além de diversas outras tecnologias, produtos e processos.
Para construção das fazendas modulares, desenvolvemos uma arquitetura estilo Edge Computing (Edge Farming) onde as fazendas são 100% autônomas (precisando de mão-de-obra operacional apenas para colocar matéria-prima em produção, colheita, embalagem e limpeza/manutenção) e os dados processados são enviados para nossa nuvem. Acompanhamento em tempo real pode ser oferecido como um serviço através de nosso FOC (Farm Operations Center). Push de novas receitas de produção, análise de produtividade, variáveis ambientais e sistemas também serão oferecidos por nossa tecnologia.